Quem somos
A Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Calde localiza-se na freguesia de Calde, concelho e distrito de Viseu e foi fundada em 14 de Outubro de 1998. A sua Sede Social foi inaugurada no dia 20 de Dezembro do mesmo ano.
Anteriormente, a Associação tinha a denominação de Grupo Desportivo de Calde, clube fundado em 17 de Maio de 1984, que se dedicava à promoção de atividades desportivas como o basquetebol infantil mas, essencialmente, ligadas ao futebol, através da equipa sénior masculina e da constituição de equipas juvenis femininas para participar nos Jogos Desportivos da Câmara Municipal de Viseu. Terminou o seu percurso na época desportiva de 2006/2007.
No âmbito cultural e recreativo, foi criado, em 12 de Dezembro de 1997, o Rancho Folclórico de Calde que veio a integrar a Federação Nacional de Folclore e contou com diversas participações em encontros nacionais e internacionais de folclore, tendo inclusivamente organizado 11 Festivais de Folclore de Calde. As suas atividades encontram-se suspensas desde 2012.
No ano de 1998, o Grupo Desportivo de Calde altera a sua denominação para Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Calde e, três anos mais tarde, em 2001, surge o registo definitivo dos seus estatutos como Instituição Particular de Solidariedade Social(IPSS), reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública sem fins lucrativos. Fica determinado como objetivo, a promoção social dos seus associados nas áreas da infância, juventude e terceira idade. Secundariamente, prossegue atividades de carater desportivo, cultural e recreativo.
Na vertente da Solidariedade Social, foi implementado, em 15 de Setembro de 2008, o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) como resposta social de prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que devido à idade, doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas ou atividades da vida diária. Desde a sua implementação que o SAD de Calde tentou primar pela diferença em relação às respostas sociais análogas existentes nas localidades mais próximas. Apostou no desenvolvimento de um serviço de permanência e de proximidade, realizando distribuição de refeição duas vezes por dia, funcionando de igual modo aos sábados e domingos. Esta dinâmica de funcionamento, oferece um maior número de visitas diárias e semanais, com o fim de proporcionar maior conforto e segurança aos utentes, potenciado a disponibilidade e atenção para as alterações das necessidades dos mesmos.
Até ao momento, já foi prestado apoio a mais de 66 pessoas da freguesia de Calde e localidades limítrofes, sendo a única valência da Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Calde, a par com a Atividade Sénior, em coordenação com a Câmara Municipal de Viseu, em funcionamento atualmente.